Páginas

05/09/2015

Balsas sedia a 8ª Conferência Municipal de Saúde

FOT_8787
Balsas sedia a 8ª Conferência Municipal de Saúde

Com o título “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, a 8ª Conferência Municipal de Saúde realizada no Espaço Conviver, reuniu diversas autoridades do município e região, além de representantes de entidades sociais e sindicais, estudantes universitários, professores e empresários.

O evento iniciou às 7h30, com o credenciamento e inscrição de delegados e convidados, ao som do Saxofonista Henrique França. Posteriormente, o educador físico Alan Costa fez uma apresentação do Projeto Agita Balsas, com técnicas de alongamentos e relaxamento. O Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Hilton Lima, apresentou o Regimento Interno da 8ª Conferência Municipal de Saúde.

FOT_8763
Balsas sedia a 8ª Conferência Municipal de Saúde
A Secretária de Saúde, Cristiane Bastos, fez uma apresentação das ações realizadas pela Secretaria, dando ênfase aos avanços na área da saúde balsense.  A Secretária ressaltou a importância da Conferência como forma de discutir a prestação de serviços em busca de melhorias.

“Nós tivemos que melhorar as condições de trabalho, mas as condições físicas dos prédios para atender a população ainda precisam ser melhoradas, e é através dessas Conferências, onde nós convidamos todos os representantes de bairros, conselhos, de sindicatos, igrejas, para que a gente possa estar levando a necessidade dos 14 municípios que compõem essa Regional de Balsas ao Governo do Estado e ao Governo Federal”, pontuou. Em seguida, Hilton Lima apresentou os trabalhos realizados pelas secretarias municipais, enfatizando as conquistas do município, na gestão do prefeito Rochinha.

Onivaldo Ferreira Coutinho, Conferencista e Coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Controle de doenças da Gerência Regional de Saúde, em imperatriz fez uma apresentação sobre o Sistema Único de Saúde no Brasil, evidenciando as grandes realizações obtidas ao longo do tempo.

A mesa foi composta pelas autoridades: Padre Nadir, representando a Diocese de Balsas; Dr. Luís Henrique, Presidente da CIR – Comissão Intergestora Regional e Secretário de Saúde de Loreto; Fernanda Zottis, vereadora, representando o legislativo municipal; Rochinha, prefeito de Balsas; Hilton Lima, Presidente do Conselho Municipal de Saúde; Isabel Cristina, Médica cubana, representando os médicos cubanos do município;  Cristiane Bastos, Secretária Municipal de Saúde; Eliaby Aguiar, Gestor da Regional de Saúde; Onivaldo Ferreira Coutinho, Conferencista da Gerência Regional de Saúde de Imperatriz.

FOT_8805
Balsas sedia a 8ª Conferência Municipal de Saúde
Os eixos discutidos em grupos de trabalhos foram de grande relevância para a construção de diretrizes e propostas, com o objetivo de melhorar a saúde balsense.

O Presidente do Conselho de Saúde, Hilton Lima, ficou satisfeito com as discussões e enalteceu a presença de todos.

 “Estamos todos lisonjeados com o apoio popular que a Conferência está tendo, e é isso que nós precisamos: estar debatendo as questões da saúde e depois formulando as diretrizes que vão nortear o Plano Municipal de Saúde de Balsas”, destacou.

O Gestor da Regional de Saúde, Eliaby Aguiar, declarou que a Conferência é um momento democrático de se discutir a prestação de serviços da saúde em Balsas e região.  “A Conferência é uma oportunidade democrática de se dizer o que pode e o que não está bom. A equipe da Regional está aqui presente, apoia, se compromete e busca a melhoria da saúde da região”, ressaltou.

FOT_8544
Balsas sedia a 8ª Conferência Municipal de Saúde
Dr. Luís Henrique é Presidente da CIR – Comissão Intergestora Regional e Secretário de Saúde de Loreto. Para ele, o momento é oportuno para defender os usuários do SUS – Sistema Único de Saúde.

 “Queremos parabenizar a Secretária de Saúde e o Presidente do Conselho pelo belíssimo evento, onde estão apresentando todas as ações para saber qual é a verdadeira causa dos problemas de Saúde. Na verdade, quem sente o problema é quem calça o sapato, e quem sente é o usuário do SUS”, destacou.

A vereadora Fernanda Zottis, define o objetivo da Conferência em criar propostas para melhorar a saúde. “É um momento de se discutir as propostas para melhoria da saúde do nosso município. Estamos aqui contribuindo com ideias e proposições, no sentido de formularmos um ideal de saúde para a nossa cidade”, esclareceu.

O Prefeito Rochinha, levou para a conferencia e inclusive para o grupo de trabalho do qual participou, importantes reflexões sobre a situação econômica do município.

“Nós sabemos que a saúde pública no Brasil inteiro é um problema generalizado. Agora, os municípios estão sufocados. A grande verdade é que têm programas federais que os municípios só não se abstêm desses programas por causa da responsabilidade com a população, porque são programas que não se pagam, e são bancados através dos recursos da Prefeitura. Portanto, é necessário que os municípios possam ter apoio, tanto do Governo do Estado quanto do Governo Federal. Assim sendo, conversar com a população esses temas são importantes ações”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta publicação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...