Páginas

19/04/2014

Mensagem ao Dia do Índio



Hoje, dia 19 de abril, o Brasil inteiro comemora o Dia do Índio, aquele que, ao deparar-se com o rosto branco, com trajes e comportamentos diferentes de uma gente que aportou em suas terras num navio, passou a admirá-lo, adotando o comportamento daquela gente que o presenteava com instrumentos diferentes, mas que, provavelmente, seriam úteis à sua sobrevivência.

Enquanto o índio admirava a beleza e esquisitice daqueles materiais trazidos num navio gigante por uma gente branca, as árvores de suas terras eram derrubadas e, na inocência de ser humano, que lhe é peculiar, o índio apenas olhava, observava, vislumbrava a força com que aquelas árvores vinham ao chão, parecendo entregar-se inteiramente às vontades daquela gente.

Os machados cortavam aquelas árvores em pedaços, ao som dos gritos de alegrias emitidos por aquela gente. Mas por que toda aquela alegria? O índio, na sua ingenuidade, talvez pensasse que aquelas árvores eram mágicas, importantes para aquela gente. Por mais que algum índio manifestasse objeção àquele comportamento, prevalecia a vontade daquele povo diferente, estranho, que, além de presentes para os índios, trouxeram pessoas que o ensinavam coisas e gestos diferentes. Pareciam até que queriam que abdicassem de seus costumes naturais para que adotassem a nova forma de sobreviver.

Para o índio, aquilo foi apenas uma forma de roubar-lhe a terra, privando-lhe de explorá-la e dela tirar o seu sustento.

Hoje, depois de muitos anos, a sociedade inteira talvez não saiba a importância que tem o índio. Talvez graças a estes heróis, temos uma nacionalidade, uma terra que, embora usurpada de forma cruel, foi nela que nasceram os nossos bisavós, avós, pais. Nesta Terra roubada, criaremos os nossos filhos, netos e bisnetos, que projetamos nossas ideias para o futuro, que apresentamos a várias pessoas a nossa forma de viver. 

Embora tendo sido considerados nossos inimigos, os índios representam a raiz desta Terra, a essência da natureza, a força da preservação do Meio Ambiente, o símbolo do patriotismo.

A estes heróis, nosso muito obrigado por tê-los em nosso meio, por que este meio é, antes de tudo, dos índios, que são os verdadeiros donos do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta publicação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...