Páginas

19/04/2013

Hospital Balsas Urgente aumenta o número de cirurgias


 
Mesmo sendo o único hospital da rede pública existente, o Hospital Balsas Urgente vem aumentando significativamente o número de cirurgias, atendendo nossa cidade e mais 13 municípios da região. No mês de fevereiro, foram realizadas 52 cirurgias ortopédicas – 44 a mais do que o mês de dezembro (um aumento de 525%). Quanto às cirurgias eletivas, aquelas que são possíveis realizar agendamento, contabilizou-se 69 – 42 a mais do que dezembro (um aumento de 155%).

O acréscimo verificado pelo hospital é resultado das reformas estruturais e da moderna visão administrativa implantada pelo Governo Luiz Rocha Filho – adequação da rede elétrica, o grande investimento em materiais cirúrgicos e aumento no número de ortopedistas (que permanecem de plantão), que passa para três.

Marielza Barros, diretora da unidade, lembra que o hospital está se adequando às normas da Vigilância Sanitária. A limpeza e a higiene do estabelecimento estão sendo feitas dentro de padrões técnicos, visando melhorar o atendimento.

Estamos preparados para atender a demanda que nos chega. Nosso foco é dar mais qualidade aos serviços prestados à população para que eles resolvam o mais breve possível seu problema de saúde”, afirma a diretora.

17/04/2013

Roberto Rocha avança na corrida ao Senado



A disputa pela vaga no Senado Federal, em 2014, já começa a esquentar os bastidores da política maranhense. A nova rodada da pesquisa do Instituto Amostragem/Jornal Pequeno mostra que a governadora Roseana Sarney tem 44,69% na disputa pela vaga no Legislativo e o vice-prefeito de São Luís Roberto Rocha aparece com 33,77%.

Roseana, principal nome do Governo do Estado a concorrer ao Senado no próximo ano, está 10,92 pontos percentuais à frente do candidato oposicionista. Roseana já foi senadora e governou o Maranhão por 13 anos e Roberto Rocha, deputado federal por três mandatos. Hoje é vice-prefeito de São Luís.

No quesito rejeição, a governadora aparece com 35,54% dos eleitores afirmando que não votariam nela. Nesta mesma pergunta, Roberto Rocha reúne 13,85% em rejeição.

Quando é medida a rejeição para candidatos ao Senado, a pesquisa possibilita ao entrevistado apontar mais de um entre as opções. Não sabem ou não opinam reuniram 13,31% dos entrevistados. 1,92% disseram votar branco ou nulo e 11,23% disseram não rejeitar nenhum dos possíveis candidatos.

A pesquisa foi a campo entre os dias 4, 5 e 6 de abril, ouvindo 1300 pessoas de 40 municípios do Maranhão. Tem margem de erro de 2,66%, para mais ou para menos. Além do cenário para o Senado, a pesquisa mediu a disputa pelo governo do estado, conforme divulgado no Jornal Pequeno na edição do último domingo (14).

No quesito intenção de voto, o presidente da Embratur, Flávio Dino, chega a 62,15% dos eleitores entrevistados em um possível cenário de disputa com o secretário Luís Fernando, que apresenta 15,63% em intenções de voto. Não sabem ou não responderam correspondem a 15,62% e brancos e nulos, 7%.
No cenário em que disputaria o governo contra o ministro Edison Lobão, Flávio Dino aparece com 57,68% contra 27,38% do ministro de Minas e Energia. Nulos e brancos somam 4,62% e 10,31% não responderam ou não sabem.
No item rejeição, em que o entrevistador pergunta em quem o eleitor não votaria, Lobão tem hoje 32%, Luís Fernando 17,31% e Flávio Dino possui 10,08%.

Implantação da UFMA, IFMA e Senac mudam o cenário da educação balsense


O município de Balsas, que dispõe, em seu cenário educacional das universidades Unibalsas, Uema e Facam, contará agora com o auxílio das instituições de ensino UFMA (Universidade Federal do Maranhão), IFMA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia ) e SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

A UFMA contará inicialmente com os cursos de Engenharia Florestal, Engenharia Civil, Agronomia, Licenciatura de Ciências Humanas (História, Geografia e Ciências Sociais), Licenciatura e Ciências Naturais (Matemática, Química, Física e Biologia) e Licenciatura em Códigos e Linguagens.

O SENAC/MA realizou a solenidade de entrega do Posto Avançado de Educação Profissional em Balsas. Situado à Rua Antônio Jacobina, a instituição contará com os cursos de Almoxarife, Artesão e Pintura em Tecido, Auxiliar Administrativo, Agente de Limpeza e Conservação, Auxiliar de Pessoal, Cabeleireiro Assistente, Camareira em Meios de Hospedagem, Inglês Básico, Representante Comercial, Vendedor e cursos na área de Informática.

Já o IFMA atua em Ensino, Pesquisa e Extensão, realizando cursos de Nível Médio Integrado ao Técnico, Subsequentes, Superior e Pós-graduação, sendo uma Instituição de Excelência em Ensino e destacando-se como uma das melhores instituições Públicas do País. 

A implantação dessas instituições em Balsas consolida o desenvolvimento do sistema educacional da região, promovendo ainda o crescimento do município, que pode se tornar referência para o Estado.

16/04/2013

MP/MA cobra multa imposta pelo TCE a ex-prefeito de São Raimundo das Mangabeiras


A Promotoria de Justiça da Comarca de São Raimundo das Mangabeiras ingressou na última quinta-feira, 11, com uma Ação Civil Pública de Execução Forçada contra José Gonçalves de Souza, ex-prefeito do município. Estão sendo cobrados R$ 3.672,27 relativos a multa imposta pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) ao ex-gestor.
 
A multa, determinada no Acórdão PL-TCE/MA n° 045/2004, refere-se à prestação de contas do município de São Raimundo das Mangabeiras no exercício financeiro de 1995, quando José Gonçalves de Souza estava à frente da Prefeitura.

Na ação, assinada pelo promotor de justiça Renato Ighor Viturino Aragão, o Ministério Público pede que seja determinado prazo de três dias para o pagamento da multa, sob pena de penhora de bens do ex-prefeito em valor suficiente para a quitação da dívida.

15/04/2013

Balanço dos 103 dias do governo Luiz Rocha Filho




São 103 dias do governo Luiz Rocha Filho. Desde que assumiu, o prefeito de Balsas vem falando, por onde passa, que trabalhará para honrar os 16.566 votos obtidos nas eleições de 2012 (40,18% dos votos válidos).  Uma de suas primeiras ações foi organizar o Mutirão da Limpeza em todos os bairros da cidade. Para o serviço, foram mobilizados 86 trabalhadores, sendo 27 mulheres e 59 homens, e mais 4 Pás carregadeiras e 15 caminhões caçamba.


Posteriormente, mobilizou o Departamento Municipal de Trânsito para organizar o trânsito nas proximidades da Feirinha do Dedé. A operação, que começou às 4:00hs da manhã, foi bastante elogiada pelos transeuntes, visto que o fluxo na área era bastante intensa.




Luiz Rocha Filho também visitou o Matadouro Público Municipal. O  local há tempos preocupa os balsenses em virtude das instalações que necessitam de reparos e de uma modernização com urgência. O Prefeito se debruçou sobre análises, para promover mudanças que visem à qualidade da carne que passa pelo Matadouro, e o foco maior é sobre as instalações físicas, equipamentos e administração.

Visando à inovação, a Prefeitura organizou um dos mais organizados carnavais do Sul do Maranhão.  Foi visível a organização da festa popular, realizada na Avenida Raimundo Félix, que foi totalmente cercada. Foram montadas estruturas de ferro, coberto com fantasias de bonecos medindo quase 2 metros de altura, além de cordões de néon e pierrôs. Várias máscaras foram colocadas nos postes, desde a Rotária da Avenida Catulo até o Corredor da Folia, cuja entrada estava totalmente enfeitada com uma estrutura que dava boas vindas aos brincantes.






Uma grande estrutura foi montada na entrada do Corredor da Folia, onde foram postos vários seguranças que revistavam os foliões antes destes adentrarem na avenida da folia. A intenção era inibir a incidência de violência durante a festa popular.  Era totalmente proibida a venda de bebidas alcoólicas em garrafas de vidro. A segurança no interior da avenida também foi reforçada. Profissionais do Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais, Conselho Tutelar, Polícia Militar e Polícia Civil garantiram a tranquilidade da festa popular.  


Para consolidar a inovação, foi desenvolvido, pela VB Design Marketing & Negócios, juntamente com o Governo Municipal, o Sojinha, mascote oficial do Carnaval de Balsas. A intenção era apostar em algo que representasse a vocação econômica da região (agricultura), ganhasse a simpatia do público e fosse explorado pela mídia balsense.  Outra grande inovação foi a melhor utilização do espaço físico do local. Quem vendia seus produtos em isopores, ficaram no interior da avenida, em lugares previamente sorteados, e quem possuíam barracas tinham um espaço exclusivo ao lado do Ginásio de Esportes, que era a Praça de Alimentação onde, logo após, havia uma tenda eletrônica, montada para aqueles que queriam se divertir de forma diferenciada. As bandas se apresentaram num palco concha, medindo 16m de frente por 14m de fundo, dispondo de um espaço amplo e seguro.

Rochinha inaugurou a energização do trecho que compreende a Avenida Governador Luiz Rocha, saída para o município de São Raimundo das Mangabeiras. A administração acionou o sistema e iluminou toda a avenida que agora conta com 86 postes e lâmpadas de 400 watts dando mais brilho e vida num trecho que antes facilitava a ação de marginais. Além do embelezamento, a entrada agora possibilita à comunidade fazer caminhadas nas vias paralelas a BR.





Os diversos seminários dos quais o prefeito de Balsas participou foram de grande importância para o município, uma vez que o gestor Luiz Rocha Filho buscou vários modelos administrativos e recursos que pudessem melhorar a qualidade de vida dos balsenses.  



O prefeito Luiz Rocha Filho e sua comitiva acompanharam a abertura da Corrida de Rua, modalidade esportiva que se destacou durante a programação em comemoração ao aniversário da cidade. Os participantes percorreram as principais ruas da cidade, saindo da Rua Isaac Martins e finalizando na Avenida Raimundo Félix.


Na zona rural, a ponte do povoado Amaro Leite, está sendo construída, atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores que solicitavam a obra há 15 anos. No riacho, existem apenas pedaços de pau colocados pelos moradores para a passagem, porém nunca foi possível passar veículo.


A Prefeitura de Balsas, por meio da Secretaria de Infraestrutura, intensificou o recapeamento asfáltico nas vias do centro da cidade, nas avenidas Coronel Fonseca, trechos da Praça Padre Balduíno e a Rua Antônio Leitão, trecho que compreende a saída da BR-230 rumo à Praça do Egito. Algumas ruas do bairro Catumbi também foram recuperadas. As ações de recapeamento asfáltico, que consiste na impregnação do microrrevestimento, integram as metas de curto prazo da referida secretaria.













Recentemente, o prefeito Luiz Rocha Filho, recebeu a escritura da área de 140 hectares das mãos do empresário Marcos Mota Melo, onde será construído o novo aeroporto de Balsas. A localidade é na MA- 006 saída para Tasso Fragoso. A atitude do governo municipal esta embasada no plano de ação do governo federal que visa investir R$ 270,5 milhões em 11 aeroportos do maranhão e um deles é o de Balsas. No nordeste serão investidos R$ 2,1 bilhões em 64 aeroportos regionais.

Já esteve em Balsas, um engenheiro do Banco do Brasil que é a instituição determinada pela presidenta Dilma Rousseff, para fazer as obras nos aeroportos brasileiros. E na ocasião foi apresentado ao engenheiro a nova área, na oportunidade levantou-se alguns dados técnicos para serem entregues ao Governo Federal. A intenção inicial era fazer a ampliação e qualificação de nosso velho aeroporto, porém o prefeito luta para que seja construído um novo e por isso a área foi legalizada já com esse propósito, numa parceria público/privado.

Outra grande ação realizada pela Prefeitura de Balsas foi a regularização dos taxistas, por meio do Departamento Municipal de Trânsito.  A solenidade de entrega dos alvarás aos taxistas que já estão em conformidade com as normas do Departamento de Trânsito. O adesivo padrão contém uma numeração, de 01 a 240, nas cores preta e amarela.






 
Além disso, está acontecendo o Campeonato Balsas Interbairros, a maior competição esportiva organizada pelo Poder Público Municipal.




Prefeito recebe escritura de área para construção do novo aeroporto


Luiz Rocha Filho e Marcos Mota Melo          Foto: prefeitura de Balsas
Um plano de investimento em logística começa a nascer, o prefeito Luiz Rocha Filho, recebeu a escritura da área de 140 hectares das mãos do empresário Marcos Mota Melo, onde será construído o novo aeroporto de Balsas. A localidade é na MA- 006 saída para Tasso Fragoso. A atitude do governo municipal está embasada no plano de ação do governo federal que visa investir R$ 270,5 milhões em 11 aeroportos do maranhão e um deles é o de Balsas. No nordeste serão investidos R$ 2,1 bilhões em 64 aeroportos regionais.

Já esteve em Balsas, um engenheiro do Banco do Brasil que é a instituição determinada pela presidenta Dilma Rousseff, para fazer as obras nos aeroportos brasileiros. E na ocasião foi apresentado ao engenheiro a nova área, na oportunidade levantou-se alguns dados técnicos para serem entregues ao Governo Federal. A intenção inicial era fazer a ampliação e qualificação de nosso velho aeroporto, porém o prefeito luta para que seja construído um novo e por isso a área foi legalizada já com esse propósito, numa parceria público/privado.

 O empresário Marcos Mota afirma que torce e trabalha muito pelo desenvolvimento de Balsas e vê na administração Luiz Rocha o momento de tudo isso acontecer."O Rochinha tem visão, a gente conversa um pouco com ele e logo sente, e é disso que nosso município precisa visão de futuro, de crescimento, de desenvolvimento”, declarou o empresário.

O prefeito afirma que das 11 cidades no Maranhão que haverá obras em aeroportos, Balsas é a que mais necessita de um novo. “

Vou lutar por isso, porque não adianta muito ampliar nosso aeroporto, precisamos de um novo, que comporta a demanda existente, e sou grato ao empresário que decide fazer parceria para desenvolver o município”, esclareceu o prefeito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...