Páginas

21/02/2013

Prefeitura de Balsas promove Carnaval mais organizado da região

A Prefeitura Municipal de Balsas, através da Secretaria de Cultura e do Departamento de Eventos do Município, promoveu um dos melhores e mais organizados carnavais do Sul do Maranhão. Era visível a organização da festa popular, realizada na Avenida Raimundo Félix, que foi totalmente cercada. Os foliões chegaram à avenida e se depararam com uma decoração diferenciada. Foram montadas estruturas de ferro, coberto com fantasias de bonecos medindo quase 2 metros de altura, além de cordões de néon e pierrôs. Várias máscaras foram colocadas nos postes, desde a Rotária da Avenida Catulo até o Corredor da Folia, cuja entrada estava totalmente enfeitada com uma estrutura que dava boas vindas aos brincantes.
 
Entrada do corredor da folia -  Foto Layser

Uma grande estrutura foi montada na entrada do Corredor da Folia, onde foram postos vários seguranças que revistavam os foliões antes destes adentrarem na avenida da folia. A intenção era inibir a incidência de violência durante a festa popular. O impressionante é que, na primeira abordagem dos seguranças, foram apreendidos vários objetos cortantes, como garrafas de vidro, facas e canivetes, além de armas de fogo. Era totalmente proibida a venda de bebidas alcoólicas em garrafas de vidro, visto que estes recipientes poderiam causar transtornos aos brincantes. A segurança no interior da avenida também foi reforçada. Profissionais do Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais, Conselho Tutelar, Polícia Militar e Polícia Civil garantiram a tranquilidade da festa popular. 

Para consolidar a inovação, foi desenvolvido, pela VB Design Marketing & Negócios, juntamente com o Governo Municipal, o Sojinha, mascote oficial do Carnaval de Balsas. A intenção era apostar em algo que representasse a vocação econômica da região (agricultura), ganhasse a simpatia do público e fosse explorado pela mídia balsense. 

Outra grande inovação foi a melhor utilização do espaço físico do local. Quem vendia seus produtos em isopores, ficaram no interior da avenida, em lugares previamente sorteados, e quem possuíam barracas tinham um espaço exclusivo ao lado do Ginásio de Esportes, que era a Praça de Alimentação onde, logo após, havia uma tenda eletrônica, montada para aqueles que queriam se divertir de forma diferenciada.

Praça de Alimentação - Foto Layser

Prefeito de Balsas se diverte no Carnaval - Foto: TV Capital

Diferente dos anos anteriores e em virtude de não ter tido pré-carnaval, a festa do povo iniciou-se na quinta-feira, dia 08, e foi animada pelas bandas Garota Bandida, Paulinha Arrais e Gargamel, que se apresentaram num palco concha, medindo 16m de frente por 14m de fundo, dispondo de um espaço amplo e seguro. Na sexta-feira, dia 09, a festa foi animada pelas bandas Comitiva do Muído, Vira e Mexe e a super banda Sacode, liderada por Tony Guerra, grande artista nordestino. Na noite seguinte, sábado (10), o público vibrou ao som das bandas Companhia do Forró, Paulinha Arrais e Amor Imortal, de Canudos – BA.

Forró Sacode balança o corredor da folia no Carnaval de Balsas
Criançada tira fotos com Luiz Rocha Filho, o Rochinha


Na tarde de domingo, a programação do Carnaval foi voltada para as crianças, e começou a partir das 16 hs, embalada por Chico Cabeludo e Vanderlei de Carolina. O Prefeito foi prestigiar a avenida, que ficou lotada de crianças que queriam tirar foto com Rochinha, que atendia aos pedidos e brincava com os pequeninos. 


À noite, o Carnaval continuou e foi animado pelas bandas Batuque de Primeira, Namoro Quente, e a banda cearense Cavalo de Pau. 


Banda Cavalo de Pau  no Carnaval de Balsas - Foto: TV Capital
 
Na noite seguinte, foi a vez de Herdeiros do Forró, Turma do Balanço, Coquinho dos Teclados e Forró do Top. A Polícia Militar fez uma avaliação positiva do Carnaval 2013, que também foi avaliado por muitas pessoas que vieram de outros estados. “O Carnaval desse ano está muito bom, muita gente bonita, a avenida está toda cercada para dá mais segurança, parabéns ao prefeito Rochinha por ter nos proporcionado essa segurança e, sem dúvida, é o carnaval mais organizado que já vi”, afirmou Kleberson Pereira, natural de Araguaína – TO.   

Prefeito de Balsas, Luiz Rocha Filho,
 e Rafael Rocha
A última noite de festa foi animada por Simone, Mulequinho e a super banda Mala 100 Alça, que tocou até as 3 hs da manhã.


                                                Carnaval de Balsas tem saldo positivo
Vídeo: Angelo Moraes




Luiz Rocha Filho vota na eleição da FAMEM



A eleição da FAMEM (Federação dos municípios do Estado do Maranhão) foi realizada ontem (20), e deu vitória a Gil Cutrim, Prefeito de São José de Ribamar, que foi eleito com 178 votos, para o biênio 2013/2014. Dos 184 prefeitos maranhenses presentes, 4 votaram em branco e 2, nulos.

Luiz Rocha Filho votando na eleição da FAMEM
O prefeito de Balsas Luiz Rocha Filho votou na eleição e acompanhou de perto a apuração dos votos. Ressalta-se que seu pai, Luiz Rocha foi Presidente da FAMEM, no biênio 1997/1998.

O pensamento de Luiz Rocha Filho foi expresso aos colegas prefeitos: “Temos que lutar para tornar a FAMEM uma entidade cada vez mais forte e representativa, para assim, podermos potencializar os interesses de nossos municípios”, declarou o Prefeito. 

Em seu discurso de novo presidente da entidade, Gil Cutrim, pontuou: “O que nós queremos é o fortalecimento do municipalismo junto ao Governo Federal e às instituições bancárias para melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Por isso, montamos um planejamento estratégico, baseado em ações concretas, que iremos executar neste biênio", destacou o novo Presidente da FAMEM.
 Fonte: www.balsas.ma.gov.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...